Platão e o Mundo das Ideias é um tema clássico na filosofia. Da mesma forma que Platão o Mundo dos Sentidos. Em essência os dois temas andam juntos, pois esta dicotomia marcou o pensamento ocidental. A influência vem desde 2,5 mil anos, e segue nos dias de hoje. Confira o resumo e depois faça o Simulado.
Sumário Ocultar
1 Platão e o Mundo das Ideias
2 Platão e o Mundo dos sentidos
3 A Origem da Filosofia
Platão é um dos clássicos da filosofia grega. Ele nasceu em Atenas em 428 a.C. e morreu em 348 a.C. Foi discípulo de Sócrates, e, com a condenação e morte de seu professor, ficou decepcionado com a democracia ateniense.
Platão e o Mundo das Ideias
Viajou para outras cidades. Retornou no ano de 387 a.C., fundou sua escola filosófica: a Academia. Ali ele construiu as bases qaue resultadam nos clássicos de Platão e o Mundo das Ideias e dos Sentidos.
gapixel
Entenda como Platão foi um revolucionário na filosofia com O Mito da Caverna. Ele mostrou que os seres humanos se tornam reativos às novas ideias quando se tornam prisioneiros de seus próprios limites, dos sentidos.
Platão e o Mundo dos Sentidos x O Mundo das Ideias – Além de sua própria linha de pensamento com a demarcação entre o Mundo das Ideias, onde a perfeição seria possível, e o Mundo dos Sentidos, onde impera a percepção da realidade, a obra de Platão resgata o pensamento de Sócrates.
Platão e a realidade abstrata
Você conhece a teoria do mundo das ideias? Platão acreditava que por de trás de nossa realidade material existe uma realidade abstrata. Vamos exemplificar para entender melhor.
Quando você vai à padaria encontra um monte de pães parecidos, você por que estes pães ficam quase do mesmo tamanho e do mesmo formato? Se estiveres pensando que é por causa da forma, acertou..A forma, como o nome já diz, dá o formado parecido de todos os pães. Então, para Platão, como se por de trás de tudo que existe, houvesse um forma.
Podemos pensar assim, a forma como é estruturado cada espécie não é parecido? Então, existe uma “forma” que cria tudo que existe neste mundo.
No mundo das ideias, existem todas as ideias primordiais, sendo que essas ideias são perfeitas e eternas. Uma cadeira, por exemplo, pode mudar o formado (redonda, quadrada, 3 ou 4 pés), mas ideia cadeira sempre será a mesma: um objeto para sentar. Se podemos alcançar essa realidade por meio da nossa razão.
Platão e o Mundo dos sentidos
O mundo dos sentidos para Platão é o mundo que habitamos o mundo material. Este mundo é uma cópia do mundo das ideias. No entanto, por ser uma cópia, ela está sujeito ao erro e não é eterno, tem um tempo de duração.
Na verdade, com a criação destes dois mundos, Platão resolve um problema criado pelos pré-socráticos: Parmênides e Heráclito. O problema era a respeito do movimento, se para Heráclito tudo está em constante movimento, nada dura para sempre, já para Parmênides este movimento é uma ilusão, por se as coisas mudassem deixariam de serem elas mesmas.
Para Platão no mundo das ideias não existe mudança, pois tudo é eterno, assim como Parmênides e, no mundo dos sentidos, tudo está mudando e sujeito ao erro, assim como para Heráclito.
Platão e mundo da Justiça
.
As dicas do professor Alan: Um dos temas mais polêmicos tratados pela Filosofia é a política! Sempre em altas nos jornais, nas rodas de amigos, nas reuniões de família e naquele grupo chato de WhatsApp que você quer sair e não pode
gapixel
Platão, estudou muito sobre este tema. Veja na aula acima que o professor Alan preparou aquele resuminho caprichado para entender fácin fácin o conceito de justiça de Platão 😀
A Origem da Filosofia
Antes de responder ao Simulado Enem de Filosofia veja uma aula gratuita de seis minutos, com o professor Alan, do canal Curso Enem Gratuito, sobre a Origem da Filosofia para você compreender a importância da contribuição de Platão e o mundo da Filosofia.