Imigração

O Canadá é um dos melhores países no mundo para se viver. A expectativa de vida é alta, tem sistema público de saúde de qualidade, cultura esportiva e mais qualidade de vida. Altos níveis de segurança, baixos índices de criminalidade e as leis são respeitadas com mais rigor. Possui também educação pública de qualidade e empregos bem remunerados e em maior oferta, pois a economia é mais estável. O país ainda é extremamente receptivo aos estrangeiros. Dentre os diversos tipos de vistos, o de turista possibilita a você a permanência por seis meses, desde que comprovados fundos para bancar sua estadia e também a comprovação de onde você vai ficar, como um hotel ou a casa de um amigo (nesse último é preciso de uma letter of invitation). Alguns tipos de visto: de turismo (V-1) de estudante com duração de até 24 semanas (SX-1), Visto de negócios (B-1), de Trânsito (VH-1). 
A decisão mais inteligente é primeiro fazer um intercâmbio de estudos. Planejar, se organizar por anos e por fim conseguir morar no Canadá de nada vale a pena se você, ao chegar lá, percebe que as coisas não são como você esperava. O intercâmbio pode ser de duas semanas ou um mês, no qual você conhece a cultura, o clima e a vida no Canadá. 
 Com tudo isso em mente, é possível passar um tempo no país das seguintes formas: 
 1. Ser aceito por uma instituição de ensino certificada pelo governo canadense. 
 2. Por meio de um convite para trabalhar em uma empresa canadense: O Canadá busca profissionais qualificados, falantes de Inglês ou francês por causa da falta de mão de obra especializada no país. Caso alguma empresa queira contratá-lo ela vai fornecer documentos à imigração e você vai poder morar no país. Caso você seja aceito, você vai ganhar residência temporária e work permit, válidos enquanto você estiver empregado na instituição em questão. Os empregadores estão sempre buscando mão de obra fora do Canadá, e é possível até mesmo buscar vagas de emprego pela internet. 

 3. Adquirindo residência permanente através do Express Entry: É um programa de pontos ao qual é possível aplicar mesmo estando no Brasil. No Express Entry é onde a maioria das pessoas conseguem a residência permanente no Canadá. Com o Express Entry é possível abrir o próprio negócio no Canadá, é o Start-up Business Class, desde que crie vagas de emprego no Canadá e a empresa em questão tenha o financiamento de um ou mais investidores canadenses certificados ou de uma organização incubadora de negócios no Canadá (mínimo de CA$ 75 mil e comprovação de rendimentos para se manter no país enquanto abre o negócio). Nessa categoria há um work permit. Com a família é necessário que o aplicante tenha mais de 18 anos e deve patrocinar a família sob um acordo de Family sponsorship, é parte do programa Family Class. É possível patrocinar irmãos, cônjuges, filhos menores de 22 anos, pais, avós e parceiros em união estável, inclusive se forem do mesmo sexo. Os casais podem aplicar para um visto de trabalho. É possível se aposentar no Canadá, poio Brasil possui com eles um acordo de previdência social. Dessa forma os anos de contribuição em um país são contabilizados no outro e vice-versa. Um brasileiro residente no Canadá tem o direito de se aposentar no programa Canada Pension Plan. Para quem tem passaporte europeu há um programa para pessoas até 35 anos chamado International Experience Canada (CEI). Para estes é possível conseguir autorizações temporárias de trabalho no Canadá sem necessariamente uma oferta de trabalho. É possível consultar quais países assinam esse acordo no site do governo canadense. 
PRINCIPAIS DIFERENÇAS A SEREM RELEVADAS: 
O clima é frio porém as casas tem calefação e o verão não é tão quente. As casas são construídas para resistirem ao frio, e as roupas de inverno são impermeáveis. A neve acumulada nas calçadas é limpa, então a vida ocorre normalmente quando está nevando. Toronto tem uma cidade subterrânea cheia de shoppings e ligações com o metrô e outros locais. 
O salário Mínimo é considerado o que se ganha por hora e é de 14.25 dólares canadenses (no fim de junho de 2021 o dólar canadense vale 4,01 reais, portanto, cerca de 57 reais por hora). O salário mínimo no Canadá varia de acordo com a província. Para se ter uma ideia, o preço médio de um aluguel em Ottawa (capital do país) é de CA$ 1.230. Existem lojas onde as coisas custam aproximadamente um dólar, são o Dollarama e o Dolar Tree. Nessas lojas se encontra os mais variados tipos de produtos, alimentícios, bazar, de higiene... 
A comida também é diferente, por causa da sazonalidade. As manifestações de afeto em público também não são tão comuns, visto que brasileiros são mais calorosos, gostam de se tocar, abraçar e beijar. 
O hábito de parcelar comprar é mais comum na América Latina, e não nos outros locais. As compras são feitas pagando-se integralmente o valor (plus taxes, geralmente 13%)